floresta do saber logo

Mascotes

E se a floresta portuguesa tivesse guardiões a protegerem-na de todos os males e ameaças que, muitas vezes, surgem contra si? E se esses guardiões fossem o Guaflo, a Saflo, o Bios e a Florys e a Lupinha?

Estes 5 guardiões protetores e defensores da floresta e da sua biodiversidade foram criados por crianças, os primeiros Embaixadores da Floresta do Saber, inspiradas na natureza, em fábulas, desenhos animados e em personagens de videojogos e vão sair do imaginário para a realidade – são as personagens centrais da Floresta do Saber.

As macotes representam áreas importantes do projeto e terão sempre mensagens e ensinamentos importantes a transmitir. Elas criarão o universo imaginário da Floresta do Saber e por isso, serão utilizadas nos diversos recursos pedagógicos do projeto em suporte papel e digital.

Floresta do Saber - Mascotes
  • Guaflo

    Veja aqui a entrevista aos autores do Guaflo e da Saflo

    Guaflo

    O Guaflo é o guardião da floresta do Saber, o nosso super-herói que protege a Floresta e a sua biodiversidade. Ele mora numa casinha própria, no meio da Floresta. O Guaflo é da autoria do Bernardo Lucas Monteiro Maio, de 9 anos.
  • Saflo

    Veja aqui a entrevista aos autores do Guaflo e da Saflo

    Saflo

    A Saflo (é a Sábia da Floresta), a dona do laboratório onde se produzem os mais inovadores bioprodutos da Floresta do Saber. Vamos poder vê-la no laboratório da Floresta do Saber. A Saflo é da autoria do Manuel Salvador Monteiro Maio, de seis anos.
  • Bios & Florys

    Veja aqui a entrevista às autoras do Bios e Florys

    Bios & Florys

    As gerações do futuro, o Bios e a Florys, são crianças informadas, lançam desafios e versam as diversas temáticas da floresta com explicações adequadas aos seus pares. O Bios e a Florys são “as mascotes da Biodiversidade: da Floresta ao Papel”. A ideia de darem as mãos surge para demonstrar que devem caminhar juntas, lado-a-lado, na proteção do ambiente e da biodiversidade, desde a floresta à produção de pasta e papel. As suas autoras são a Carolina Duarte Coelho Rolo Marinheiro, de seis anos, e a Francisca Martim Coelho Rolo Marinheiro, de 9 anos.
  • Lupinha

    Veja aqui a entrevista à autora da Lupinha

    Lupinha

    A Lupinha investiga no terreno sempre que há grandes mistérios a resolver. É uma raposa com lupa e que regista tudo em papel. A Lupinha é da autoria da Mariana Lourenço Ezequiel, de 9 anos.