Floresta do Saber já está de portas abertas para receber visitas | Marque já a sua

A Floresta do Saber, projeto que tem como objetivo educar, capacitar e sensibilizar os mais novos para assuntos relacionados com a Floresta, Sustentabilidade e, também, com a Bioeconomia Circular Florestal, já abriu as portas à comunidade, sobretudo, escolar.

Na quinta de São Francisco e/ou na Herdade de Espirra ou através da plataforma My Forest Kids, os mais novos (do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade), seus familiares e professores têm a oportunidade de usufruir de um conjunto de atividades práticas que promovem a difusão e aprofundamento do conhecimento sobre a Floresta, Bioeconomia e Sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e decorrem num verdadeiro “laboratório da floresta na floresta”.

Durante a inauguração da Floresta do Saber, no dia 28 de outubro, 25 crianças e respectivos professores, de duas turmas da escola EB1 dos Carapelhos (Agrupamento de Escolas de Mira – Coimbra) tiveram a oportunidade de usufruir das atividades do projeto e dos parceiros Centro de Neurociência da Universidade de Coimbra, Fábrica da Ciência e Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro e a Herdade de Espirra/Viveiros Aliança). Tratou-se de uma demonstração de que a Floresta do Saber será o palco do conhecimento proporcionado pelo trabalho desenvolvido pelo RAIZ, pelo património biodiverso da Quinta de S. Francisco e pelo espaço laboratorial na Casa centenária Jaime Magalhães Lima (património histórico e cultural).

Para inaugurar o projeto estiveram presentes, para além das crianças e professores, o Conselho de Administração e a Comissão Executiva da Navigator e convidados das parcerias já estabelecidas. A abertura da cerimónia esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração da nossa Companhia, João Castello Branco, Filipa Saldanha, representante da Fundação Calouste Gulbenkian e Anna-Paula Ormeche, da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, que enalteceram o cariz inovador e único deste projeto.

A placa de inauguração foi descerrada ao som do cravo, tendo conferido singularidade ao momento. Houve, também, oportunidade para visitar a exposição “Visões da Floresta” composta por desenhos da autoria das crianças dos Agrupamentos de Escolas Paião (Figueira da Foz), de Rio Novo do Príncipe (Cacia), de Mira (Coimbra) e da Escola Primária de Mutacasse, distrito de Ile, da província da Zambézia (no âmbito de um programa de sensibilização ambiental realizada pela Portucel Moçambique em escolas primárias).

Este é um projeto com a duração de 3 anos, está totalmente alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, o que mereceu o recente reconhecimento pela Comissão Nacional da Unesco como Clube Unesco, contando com o apoio da Navigator e do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian.

Desafie as escolas dos seus filhos a usufruírem da Floresta do Saber, na Quinta de S. Francisco, no Eixo, em Aveiro, ou na Herdade de Espirra, em Pegões. As escolas interessadas só terão de enviar um email para visitas.raiz@thenavigatorcompany.com. Mais informações em https://florestadosaber.pt/

Se achou este artigo interessante, partilhe-o.