floresta do saber logo

Lupinha
a raposa detetive

Mariana Ezequiel, com 9 anos, gosta de passear pela natureza, de descobrir os nomes de cada planta e quais as suas aplicações. Adora, particularmente, ver os animais domésticos, como cavalos, vacas e ovelhas a pastar livremente nos campos do Bocage (paisagem agro-silvopastoril típica do Baixo Vouga Lagunar), perto do local onde reside. Não admira que a Mariana tenha um interesse especial pelas Ciências Naturais.

A Mariana é a autora da Lupinha, uma raposa escuteira, é uma detetive muito curiosa que, com a sua lupa, bloco de papel e lápis sempre à mão, ajuda a descobrir os mais misteriosos crimes contra a floresta e contra a sua biodiversidade, investigando por exemplo quem faz queimadas indevidamente e/ou polui a floresta.

lupinha

Em que é que te inspiraste para chegar a esta mascote e qual o conceito associado?

A raposa é um dos meus animais favoritos e um habitante da floresta e bosques portugueses, por isso, criei a Lupinha. Mas ela não vem sozinha, pois o meu pai lançou-me o desafio de criar um grupo de personagens e, assim, escolhi vários animais e dei-lhes a missão de defender a floresta. A Lupinha e estes animais são “Os Guardiões da Floresta” que defendem e protegem a floresta. Este nome foi inspirado nos Guardiões da Galáxia da Marvel. O nome Lupinha deve-se ao facto de o personagem usar uma lupa e ser detetive, estando atenta aos mais pequenos detalhes.

O que significa veres a mascote Lupinha selecionada para um projeto relacionado com a floresta?

A Lupinha vai defender a floresta, investigando quem faz queimadas e polui a floresta. Isto significa muito para mim e deixa-me muito contente e emocionada.

O que gostarias de encontrar neste projeto quando o visitares pela primeira vez?

Gostava de encontrar a Lupinha no projeto a falar e a defender a floresta.

A Mariana Ezequiel frequenta o 4º ano, na Escola EB1 da Quintã do Loureiro, no Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe (Cacia).

A Mariana está muito entusiasmada com o Floresta do Saber e muito curiosa para ver a Lupinha em ação. Nós também!